Festa da padroeira

Festa da Padroeira - Tradição

A Festa de Santa Rita de Cássia é a maior e mais tradicional comemoração da cidade. Já são mais de 170 edições da celebração do dia da santa, no dia 22 de maio. Na segunda quinzena desse mês, a população da cidade multiplica-se com a vinda de fiéis de várias partes do país.

Das quase 200 festas, a de 1957, com a celebração do quinto centenário da morte de Santa Rita, é considerada a mais marcante. Foi durante a sua realização que chegou à cidade a imagem de madeira de Santa Rita vinda de Cássia, na Itália, assim como um hábito de freira e uma partícula óssea da santa.

Também foi durante essa festa que, pela primeira vez, foram organizadas barracas oferecendo comidas típicas de outros países, tradição que permanece até hoje.

No início deste século, por iniciativa do Pároco Cônego Vonilton Augusto Ferreira, a festa passou a ter como ponto de partida uma quinzena. Todas as quintas-feiras, a partir de fevereiro, são realizadas celebrações eucarísticas lembrando a vida de Santa Rita de Cássia, do nascimento até a sua morte.

Nesse período, as casas do município, tanto das comunidades urbanas quanto das rurais, recebem uma capelinha com a imagem da padroeira, que permanece nas residências por 24 horas, abençoando e protegendo as famílias.

Ao longo da quinzena são feitos testemunhos de graças alcançadas, e a vida da Santa é profundamente meditada ao lado de temas que a Igreja propõe para aquele momento pastoral.

Parabéns aos aniversariantes dizimistas de Setembro!

Aguardando informações da Secretaria do Santuário.

...
De que maneira uma vocação sacerdotal/religiosa se manifesta?