Centro de Espiritualidade

A existência humana é marcada por três pilares que levam o homem ao encontro da verdadeira felicidade. São justamente o encontro com Deus, com o outro e consigo mesmo esses pilares que marcam também a vivencia de uma espiritualidade. A espiritualidade cristã existe logicamente desde a passagem do próprio cristo pelo mundo, pois Ele sempre orientava os momentos de oração e ainda se retirava para rezar. E a fim de corroborar com o Cristo, vários santos da Igreja ofereceram uma sistematização da Espiritualidade ao longo do tempo.

O primeiro nome que pode ser citado aqui é o de Santo Antão, conhecido como o fundador da vida monástica e fundador dos padres do deserto, pois deixou tudo no mundo e foi morar no deserto, onde deveria conviver com as tentações, mas sempre com o intuito de estar fora do mundo para orar pelo mundo e assim Antão oferece a atividade basilar de qualquer momento de espiritualide que se trata justamente do deserto que é quando a pessoa em estado de oração se defronta com seu próprio Eu, um dos pilares citados acima. Antão viveu 105 anos entre os anos de 251(sec. III) e 356(sec. IV)

São Bento que viveu entre os séculos V e VI é o fundador da ordem beneditina e sistematiza a espiritualidade através da oração e do trabalho, em sua famosa regra estabelece como o monge deve orientar sua vida. A regra de são bento não serve apenas para os monges, mas para todo aquele que quer encontrar a autodisciplina que é caminho para a melhor vivência com o próximo, outro pilar citado acima.

São João da Cruz e Santa Tereza D’Avila, santos da idade moderna, viveram basicamente no século XVI e são considerados reformadores da ordem carmelitana. Eles levaram os monges e monjas a compreender a necessidade de encontrar-se com Deus e buscar sempre as coisas do alto. Dessa foram encontramos neles o grande pilar da espiritualidade que é o encontro com Deus. Tantos outros também ajudaram na espiritualidade, porem esses são de maior expressão.

E a fim de contribuir na contemporaneidade com a vida espiritual dos fieis sejam paroquianos ou de outras paróquias. A paróquia Santa Rita de Cássia oferece um moderno centro de espiritualidade situado no Bairro Posses, fazenda São Benedito, onde se encontra um ambiente de interiorização e uma linda área verde que contribui para qualquer pessoa entrar em pleno estado de oração. O centro de espiritualidade está a disposição de todos os grupos de fieis e pastorais que desejarem realizar seu retiro espiritual.