A Paróquia de Santa Rita de Cássia

Fundação e Dados Históricos

Esta história de fé e tradição teve início no ano de 1821, quando um casal português chegou à região trazendo entre suas bagagens uma imagem de Santa Rita de Cássia. Manoel da Fonseca e Genoveva Maria Martins se encantaram pela região do Sul de Minas Gerais e resolveram adquirir propriedades às margens do Rio Sapucaí, permanecendo por estas terras até a sua morte.

O início da devoção a Santa Rita se deu quando Manoel se feriu gravemente em uma queda enquanto trabalhava na construção de sua fazenda. Com desejo de recuperar a saúde, prometeu à santa a doação de oito alqueires de terra para a construção de uma capela em sua honra, como consta dos documentos do bispado assinados em 02 de maio de 1821 por ele e sua esposa. Alguns anos depois, tendo falecido Manoel, Genoveva mandou erguer uma capela onde colocou a imagem que trouxera de Portugal. A inauguração foi feita com missa solene celebrada aos 22 de maio de 1825 pelo Pe. Mariano Accioli de Albuquerque, na época Vigário da Paróquia Santa Catarina, em Natércia – MG.

Com a construção da capela, um povoado começou a ser formado ao redor do templo em honra à Santa. Foi quando as primeiras casas foram surgindo junto com a fé e a devoção a Santa Rita. Nesse tempo, o Padre Mariano Accioli de Albuquerque deu o cargo de Vigário Encomendado ao Padre Atanásio José Rodrigues para iniciar um trabalho pastoral junto à comunidade. Mais tarde, em 1836, o Vigário Encomendado recebeu o cargo de Cura do povoado que se formou ao redor da capela. Em 03 de abril de 1839, o Curato foi elevado a Freguesia e, algum tempo depois, foi criada a Paróquia de Santa Rita de Cássia, tendo como seu primeiro pároco o Pe. Atanásio Rodrigues, cuja posse também foi dada pelo Pe. Mariano Accioli de Albuquerque.

A partir daí, o povoado foi se evoluindo até que, em 1º de setembro de 1888, recebeu o título de Vila;  em 24 de maio de 1892, foi elevada à categoria de cidade pela lei nº 23 do Congresso Mineiro.

Enfim, a história nos mostra pela sua trajetória quão grande foi à influência da religiosidade na formação humana e espiritual de um povo que luta incansavelmente para superar os desafios do mundo moderno, mas sempre com a intercessão poderosa da padroeira desta terra, Santa Rita de Cássia.

Organização da Paróquia

A Igreja firmou e estendeu suas raízes às margens do Rio Sapucaí, e sob a proteção da gloriosa Santa Rita a população foi crescendo com sinais de fé e devoção, descobrindo na vida comunitária a verdadeira alegria dos filhos de Deus. Desde cedo, o povo de Deus destas paragens santa-ritenses descobriu que a vida eclesial se constrói com muito esforço e labuta. Por isso empenhou-se em formar comunidades que espalhassem, de modo claro, a proposta da Escritura Sagrada: “a comunidade dos fiéis era um só coração e uma só alma” (At 2,32).

Esse empenho se revela hoje na organização da Paróquia de Santa Rita, que não é simplesmente um território delimitado. Ela existe sim, à medida que forma uma rede de comunidades nas quais os fiéis se encontram, sentem-se acolhidos, experimentam o amor de Deus e são enviados para testemunhar os desígnios do Senhor.

A Paróquia de Santa Rita é atualmente formada pelas comunidades urbanas: Santo Antônio, São Benedito, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário, São Sebastião, São Francisco e Santa Rita. Possui também diversas comunidades rurais: Posses, Fazenda Santa Maria, Rennó, Fazenda Osvaldo Rennó, Córrego Raso, Abertão, Serra dos Cardosos, Timburé, Porto Sapucaí, Balaio, Condado São José, Fagundes, Pivotos, Cruz das Caveiras, Monte Belo, Capituva, Santo António do Avelar, Nossa Senhora de Lurdes. Assim, ao todo a comunidade paroquial possui 26 comunidades; além disso possui diversas pastorais e movimentos, tais como: Pastoral Familiar e grupo de casais de segunda união, Catequese Pré-matrimonial, Pastoral da Criança, Pastoral da Juventude (Kairós e Jura), Catequese (crianças, adolescentes, jovens e adultos), Pastoral do Batismo, Pastoral Vocacional, Exéquias e Esperança, Escola da Fé, Pastoral Litúrgica (Ministério da Palavra, Equipes de Celebração, Canto, Equipe de Acolhida), Pastoral do Dízimo, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Pastoral dos Acólitos e Coroinhas, Assessoria Rural, Pastoral da Comunicação, RCC (Renovação Carismática Católica), Mãe Rainha, Apostolado da Oração, Vicentinos, Liga Católica, Guarda de Honra, ENS (Equipes de Nossa Senhora), e Pastoral da Comunicação (PASCOM). A paróquia, em comunhão com a Igreja Arquidiocesana de Pouso Alegre,  tem-se empenhado em colocar em prática o projeto Formamos a Igreja Viva, que traz em si as marcas privilegiadas do acolhimento e do envio missionário. O dito projeto também visa ao fortalecimento dos conselhos: CPP (Conselho Paroquial de Pastoral), CPC (Conselho de Pastoral Comunitário), COMIPA (Conselho Missionário Paroquial), CPAE (Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos).

Comunidades Urbanas
Santo Antônio do Avelar Santo Antônio 13 de Junho
Serra dos Cardosos São Francisco de Assis 04 de dezembro
Timburé Santa Rita de Cássia 22 de maio

Parabéns aos aniversariantes dizimistas de Julho!

01/07 Patrícia Maria de Araújo

01/07 Benedita Donisete Ribeiro Teles