Pastorais e Movimentos

Conforme orienta o Concilio Vaticano Segundo no que se refere à participação ativa dos leigos, estão presentes na Paróquia várias pastorais e movimentos que ajudam na dinâmica da evangelização, na caridade e na liturgia. As pastorais estão envolvidas em vários setores da Paróquia e no serviço diretamente ao Santuário além cada uma delas estar de portas abertas para receber novos membros.

Guarda de Honra para a Urna de Santa Rita

Esse movimento é responsável por estar durante os finais de semana na capela da urna de santa Rita oferecendo orações e suporte aos romeiros que visitam nosso Santuário.

Apostolado da Oração

Esse movimento é composto por pessoas que oferecem uma prática espiritual e devocional ao Sagrado Coração de Jesus. Dentre suas práticas estão a caridade e o tesouro espiritual que consiste em receber a sagrada comunhão e rezar nas intenções do Santo Padre. Os zeladores participam assiduamente das missas e em especial toda primeira sexta feira do mês.

Pastoral do Batismo

Essa pastoral prepara os pais e padrinhos que irão pedir o sacramento do batismo aos seus filhos recém-nascidos. Também os membros da pastoral auxiliam os trabalhos nas cerimônias do Batismo que ocorrem sempre no 1 e 3 domingos de cada mês.

Pastoral da comunicação

Tem a função de divulgar as atividades da Paróquia através dos meios de comunicação e redes sociais, tais como Face book. Através da webtv as missas são transmitidas pela internet.

Equipe de Liturgia

Tem a responsabilidade de preparar textos e momentos de ação de graças dentro da Santa Missa que já é a Ação de Graças por excelência.Sendo assim,a equipe de liturgia realiza a confecção de orações dos fieis com temas específicos da caminhada Paróquial.

Pastoral Catequética

Esta é a pastoral que tem como função auxiliar o pároco na sua função magisterial, isto é de ensinar a sã doutrina aos fieis. Dada a impossibilidade do Pároco e vigário atenderem a todos os fieis, os catequistas são responsáveis por levar a Sã Doutrina com devida prática pedagógica às crianças e adolescentes e também adultos que se preparam para receber os Sacramentos de Iniciação Cristã, isto é, o Batismo, a Eucaristia e a Crisma.

Pastoral do dizimo

Essa pastoral tem a função de auxiliar o pároco na sua função administrativa, recebendo o dizimo de cada fiel,fazendo a apuração de valores e aplicando na manutenção do templo ,atividades evangelizadoras e sociais.A Pastoral também promove atividades de conscientização para novos dizimistas.

Grupos de Jovens

A Paróquia conta com os grupos: Kairós e JURA que são responsáveis por promover encontros com a juventude e realizar dinâmicas de oração e reflexão.

Pastoral social

Realiza trabalhos de visitas às instituições de recuperação e no albergue da cidade.

Pastoral da sobriedade

Realiza acompanhamento com aquelas pessoas que foram encorajadas a deixar algum tipo de vício.

Pastoral das exéquias

É responsável por apoiar as famílias no momento em que passam pela dor da morte. Os ministros das exéquias realizam a cerimônia de encomendação dos corpos e fazem visistas as famílias após o sepultamento.

Ministério de Cerimoniários

Composto por rapazes com mais de dezesseis anos de idade esse ministério visa viabilizar a preparação e executar as grandes cerimônias da Paróquia.Atualmente é promovido a cerimoniário o rapaz que fez a experiência como acólito e se encontra apto a acompanhar todos os movimentos da atividade litúrgica.

Ministério de coroinhas, acólitos

Esta é a função mais antiga da Igreja. O coroinha ou acolito é responsável por acompanhar o padre durante a celebração eucarística, auxiliando-o no que é necessário para que a liturgia transcorra dentro da normalidade. Em nossa Paróquia meninos e meninas podem entrar na pastoral a partir dos três anos de idade.

Ministério extraordinário da comunhão eucarística

O ministro extraordinário é aquele que recebe uma licença especial da Igreja para distribuir a Sagrada Comunhão, seja na santa missa ou aos fieis enfermos impossibilitados de irem ao templo.

Ministério da Palavra

O proclamador da Palavra empresta sua voz para que o próprio Deus fale a cada pessoa presente na santa missa através do momento chamado de liturgia da palavra onde se lê textos da Palavra de Deus.

Pastoral do canto

Sua função é animar as celebrações na Paróquia praticando o canto litúrgico e levando o fiel ao estado de oração.

Pastoral da Acolhida

Seu objetivo é acolher as pessoas que vêem participar da santa missa no Santuário e nas capelas das comunidades.